EducaçãoEmpreendedorismoFormaçãoInovação SocialJovens
Educação empreendedora - Pedagogia empreendedora - Empreendedorismo na educação básica universitária
Educação empreendedora - Pedagogia empreendedora - Empreendedorismo na educação básica universitária
Exp. 15 livros, entre os quais "O Segredo de Luísa" e um dos maiores programas de ensino de empreendedorismo do Brasil, tanto para Universidades como para educação básica.
|
EducaçãoEmprego e empregabilidadeFormaçãoInovação SocialSustentabilidadeTerceiro setor
Transformar contextos, organizações e pessoas. Associação sem fins lucrativos de Investigação & Desenvolvimento com a missão de promover o empreendedorismo social e a sustentabilidade do terceiro sector; Investigação-ação, avaliação e monitorização, consultoria, Educação e Formação
promoção do empreendedorismo Social e da sustentabilidade do terceiro setor, desenvolvimneto da economia social e solidária; trablho em rede, (Consultoria, Avaliação, Investigação, Educação e formação)
Consultoria, Avaliação, Investigação-Acção, Educação & Formação para a consolidação de alternativas de desenvolvimento sustentáveis, participativas e inclusivas.
|
AdultosCriançasEducaçãoEmprego e empregabilidadeFormaçãoInclusão socialInovação SocialJovensSustentabilidade
Dinamização de uma metodologia multissensorial inclusiva que, simplifica e acelera a aprendizagem, potencia a comunicação e desenvolve a empatia. (Capacitação de Pais e Profissionais, Dinamização da metodologia nas Escolas, Acolhimento e mentorias online, rastreios e diagnósticos, investigação baseada em evidências científicas para sustentar as práticas, medição e avaliação do impacto gerado.
Combate ao problema social da dificuldade de acesso à informação (Exclusão social de pessoas com deficiência)
https://ekui.pt/o-que-e-a-ekui/#ekuizadores
|
Incubadora social e de inovação que se destina à promoção da inclusão social e ao desenvolvimento local sustentável da Figueira da Foz, através da criação e ativação do ecossistema de inovação social do concelho e da aplicação da Metodologia Microninho, apoiando de forma holística as pessoas que se encontrem numa situação potencial ou efetiva de exclusão social.
|
aconselhamento e apoio a empreendedores sociais, startups, empresas e fundações. Implementação de projetos nas áreas de desenvolvimento regional e nacional,etc. (empreendedorismo Social, assessoria para abertura de empresas, desenvolvimento Regional, desenvolvimento de conceito, gerenciamento de projetos, Qualificação do funcionário, Validação de projetos e processos)
|
Incubação, Capacitação, Cowork. Incubadora que apoia a criação e desenvolvimento de projetos de inovação social com vista à resolução de problemas sociais e ambientais graves.
|
REDE de sinergias do desenvolvimento local (Missão: Valorizar, promover e reforçar o desenvolvimento local, a cidadania ativa, a igualdade e a coesão social na sociedade portuguesa, enquanto pilares de uma sociedade mais justa, equitativa, solidária e sustentável)
|
Capacitação, Operacionalização de programas de voluntariado, do planeamento à implementação no terreno, Contribuir para uma maior cultura de voluntariado e cidadania; Missão: "Fortalecer o voluntariado como um caminho para a transformação da sociedade e do mundo."
Voluntariado e cidadania ativa
|
Cooperativa Regional de Economia Solidária - Represent a rede de Economia Solidária da Região
Atua sobre o desemprego, a pobreza e exclusão social, a multiculturalidade e a coesõ territorial, respeitando o meio ambiente, valorizando a diversidade cultural, potenciando o desenvolvimento local e por meio de uma governança para uma gestão eficiente.
https://www.cresacor.pt/index.php/projetos
|
|
A Fruta Feia é uma “cooperativa que surge da necessidade de inverter” uma tendência “de normalização de frutas e legumes que nada tem a ver com questões de segurança e de qualidade alimentar”, tratando-se de um projeto que cria um mercado alternativo para escoar fruta e hortaliças ditas “feias”. O principal objetivo deste projeto é reduzir o desperdício alimentar associado a produtos de qualidade, ainda assim rejeitados pelas grandes superfícies comerciais, evitando também o desperdício dos recursos usados na sua produção. A cooperativa espera ainda contribuir para a alteração dos padrões de consumo, promovendo o consumo regional, de produtos da época, a um preço justo e sem discriminações face a características sem relação com a qualidade, como é o caso do formato, do tamanho, ou da cor
|
A Ashoka identifica e apoia empreendedores(as) sociais no mundo inteiro, aprende com eles(as) novos modelos e tendências de inovação social e mobiliza uma comunidade global que reconhece e aplica essas inovações para construir um mundo de pessoas que transformam (Everyone A Changemaker).
Empreendedorismo Social; Empatia e Jovens Transformadores; Organizando a Mudança Social
https://www.ashoka.org/pt-pt/relat%C3%B3rios
|
"Empowering future generations 4 good"; quebrar o ciclo de pobreza através do empoderamento feminino; amplify talent, raise gender equality and promote sustaibable transformation (Moçambique e Portugal)
|
A Speak é uma social tech start-up que usa a aprendizagem de línguas como base de intercâmbio cultural – troca de experiências, conhecimentos, interesses e geração de amizades – como forma de unir numa mesma cidade, cidadãos locais e estrangeiros (especialmente migrantes e refugiados). Consiste num negócio social cuja oferta comercial visa apenas garantir a sustentabilidade do projeto e a persecução da sua missão. A Speak está presente em 12 países sendo que é em Portugal que atualmente existe maior atividade
Inclusão Social de imigrantes através do ensino e aprendizagem de uma língua
|
IPSS e Entidade de Utilidade Pública que desenvolve um trabalho voluntário único no mundo em que todas as noites, as equipas de voluntariado contam histórias de embalar a crianças internadas nas pediatrias nacionais (Portugal) https://nuvemvitoria.pt/a-nuvem/
Crianças internadas sem acompanhamento
|
Escola de Negócios focada em Inovação Social que tem como objetivo inspirar e capacitar agentes de impacto, a resolver problemas sociais negligenciados e importantes através de soluções escaláveis, inovadoras e sustentáveis, independentemente da sua estrutura organizacional! Programas: Impact Bootcamp Beyond Learning (presencial) e IMBA Impact Management Beyond Action (online)
Publicações de Investigação
Livros IES
Projetos de investigação de impacto
Histórias de impacto
|
A nossa missão é facilitar a identificação de cores para os daltónicos, contribuindo de forma determinante para a sua integração social e bem-estar, tornando a Comunicação mais Eficiente, Responsável e Inclusiva. tornando o mundo mais inclusivo para todos. A ColorADD, juntamente com os nossos parceiros dos mais diversos setores da sociedade, desenvolvemos soluções simples e não intrusivas que tornam o mundo mais inclusivo para os daltónicos.
Incapacidade dos daltónicos distiguirem determinadas cores
https://www.coloradd.net/en/co-creation-solutions/
|
A Rádio Miúdos é a primeira rádio portuguesa para crianças que iniciou as emissões experimentais em Novembro de 2015. É uma rádio exclusivamente on-line, com emissão 24 horas/7 dias por semana. O projeto foi premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, na última edição do concurso FAZ-IDEIAS DE ORIGEM PORTUGUESA 2015, um concurso de empreendedorismo social na diáspora e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.
Dar às crianças portuguesas uma rádio à sua medida, com conteúdos, música, linguagem e informação adaptados às suas idades e onde possam ter voz.
Pôr os miúdos a brincar com a própria língua desafiando-os através da palavra e da audição e não tanto pela imagem.
Combater o "desamparo da língua" com que muitos emigrantes se deparam quando passam a residir no estrangeiro.
Preencher uma lacuna no panorama da língua portuguesa, ser um ponto de encontro e uma ferramenta para que as crianças emigrantes, espalhadas pelo mundo, possam praticar a língua e ter contacto com a cultura mantendo a ligação a Portugal.
|
serviço diferenciado de intervenção em pessoas com demência e tem como objetivo principal retardar a evolução da doença.
Retardar evolução da demencia
Campo dos sentidos e kit do cuidador https://www.vamos-scmseia.pt/vamos/
|
grupo de investigação aplicada centrado nas políticas para a inclusão e coesão social, incidindo sobre a monitorização e medição de impacto social de projetos e iniciativas sociais.
|
APLIXAR atua na vertente da consultoria científica e técnica, de investigação aplicada ao desenvolvimento de políticas sociais locais e regionais, de desenvolvimento de projetos de inovação social, passando pela medição dos seus impactos (projetar, acompanhar, investigar, monitorizar, capacitar, incluir, comprometer, envolver, participar, educar, mudar, revolucionar, desenvolver, refletir, medir).
eficiência e demonstração de impacto da “pegada” social
|
promove a cidadania nas crianças, através da exploração da sua criatividade colocada em prática na busca de soluções para problemas sociais e ambientais graves. Programa especial para entidades e agentes educativos - MANUAL DE INOVAÇÃO SOCIAL PARA AGENTES EDUCATIVOS
CURSO ONLINE PARA AGENTES EDUCATIVOS
Consciencialização a proposito da inovação social ?
Curso de aprendiz de inovação social (https://mudaromundo.pt/curso/aprendiz-inovacao-social/) e Curso sobre inovação social para agentes educativos (https://mudaromundo.pt/curso/inovacao-social-agentes-educativos/)
|
A Coopérnico é a primeira cooperativa de energias renováveis a comercializar eletricidade por Portugal inteiro, produzida a partir de fontes exclusivamente renováveis. AÀ sua natureza social, agrega “o apoio a projetos de solidariedade, educacionais ou de proteção ambiental. ” A cooperativa tem a missão de “envolver os cidadãos e empresas na criação do novo paradigma energético – renovável e descentralizado – em benefício da sociedade e do meio ambiente”, por meio de “um modelo energético renovável, justo e responsável que contribui para um futuro social, ambiental e energeticamente sustentável.”
https://www.coopernico.org/files/documents/coopernico-condicoes_gerais.pdf
|
O Movimento Transformers é uma associação cuja atividade se traduz num movimento de voluntariado. A missão deste movimento é “aumentar o envolvimento das pessoas nas suas comunidades através daquilo que mais gostam de fazer”, tendo criado para o efeito, “um ciclo de aprendizagem sobre a participação cívica e social dos 0 aos 120 anos”, sob a crença de que “é possível aprender o que mais gostamos em qualquer lado, de uma forma informal, com mais pessoas iguais a nós”. Para levar a cabo a sua missão, recruta mentores voluntários que se candidatam com um “superpoder” ou talento e dão aulas para transmitir estes “superpoderes”, a grupos de aprendizes - idosos isolados, crianças e jovens em risco de insucesso escolar e exclusão social. Este movimento concretiza-se numa lógica de “troca”, em que um “superpoder” é ensinado sob a contrapartida do aprendiz mudar e transformar algo em seu redor com o que está a receber
participação cívica e social em Portugal, e no Mundo; Consciencialização, Voluntariado, Associativismo
|
A Academia de Código surgiu pela vontade de combater o desemprego em Portugal, por via da formação de indivíduos numa das áreas de trabalho com maior taxa de empregabilidade – a programação. Esta propõe-se a ensinar programação a pessoas desempregadas/disponíveis com mais de 18 anos, empenhadas em (re)programar a sua vida “iniciando uma nova e promissora carreira como Junior FullStack Developer”. Sob a crença de que existe muito talento desperdiçado na sociedade, vem convidar estas pessoas a aproveitar esta oportunidade de formação em 14 semanas intensivas, num bootcamp no Porto, Lisboa, Ilha Terceira ou Fundão
desemprego em regiões de baixa densidade populacional (Snatching talented minds out of unemployment)
|
A cozinha com Alma é um take-away que comercializa refeições aos seus clientes e com base no lucro proveniente das mesmas, subsidia refeições ao designado cliente “bolsa social” assumindo a missão de “apoiar e capacitar famílias que estejam a viver dificuldades financeiras temporárias, através do acesso a refeições de qualidade a um preço simbólico e a um plano de capacitação & acompanhamento.” Para o efeito recorre ainda a campanhas de fundraising como forma de se financiar, à ajuda de parceiros, fornecedores, voluntários e “padrinhos”
Pobreza e Exclusão Social
http://www.cozinhacomalma.pt/institucional
|
A Just a Change é uma Associação sem fins lucrativos que se ocupa da “reabilitação de casas e reconstrução de vidas” de pessoas carenciadas em Portugal. Conta já com centenas de intervenções em casas e instituições apoiadas por “milhares de voluntários dentro e fora do país”. Estas intervenções são executadas em edificiosedifícios sem telhado, portas, janelas, água quente ou eletricidade, em que as pessoas padeçam de frio entre outras privações
A Just a Change é uma Associação sem fins lucrativos que se ocupa da “reabilitação de casas e reconstrução de vidas” de pessoas carenciadas em Portugal. Conta já com centenas de intervenções em casas e instituições apoiadas por “milhares de voluntários dentro e fora do país”. Estas intervenções são executadas em edificiosedifícios sem telhado, portas, janelas, água quente ou eletricidade, em que as pessoas padeçam de frio entre outras privações
Relatório de Impacto 2021
Relatório de Contas 2021
Orgãos Sociais
Estatutos
Reconhecimento IPSS
Código de Conduta do Voluntário
Manual de Normas Gráficas
|
A U.Dream é uma associação que se apresenta ao mundo enquanto programa educativo, direcionado para estudantes do ensino superior, que visa o desenvolvimento de competências de liderança social, “capacitando-os para servir, inspirar e sonhar”, aproximando-os dos problemas das comunidades em que se inserem, responsabilizando-os para os mesmos e simultaneamente compreendendo as suas competências e paixões, fatores que podem ser posteriormente usados para impactar a sociedade independentemente da profissão que venham a adotar
|
O projeto de responsabilidade social, cultural e artística Manicómio, é uma associação sem fins lucrativos “onde a arte desconstrói a doença mental” daqueles a quem o projeto pretende conceder maior reconhecimento e valor por via do foco na sua identidade de modo que o aspeto da doença não seja constantemente reforçado. Ainda que desassociado de terapias psiquiátricas, é possível que se prescrevam “comprimidos de chocolate cor-de-rosa, com travo a frutos vermelhos, (…) servidos em frascos e rótulos que lembram as farmácias antigas”. Trata-se de um lugar amplo e aberto, onde artistas, com ou sem doença mental, partilham espaço criativo, sem paredes, o que permite um diálogo (criativo) constante, aspeto que diferencia a capacitação das pessoas que ali trabalham
|
A vaca-loura é o maior escaravelho da Europa e o seu nome dá origem ao projeto Vacaloura, um projeto de ciência cidadã coordenado pela Associação Bioliving (em parceria com a Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, com a Sociedade Portuguesa de Entomologia e com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas). O objetivo deste projeto é organizar e compilar dados recolhidos pelos cidadãos, dados estes relacionados com escaravelhos da família Lucanidae, com particular destaque para a vaca-loura, e assim gerar conhecimento sobre a distribuição e estado das populações destes escaravelhos em Portugal, contribuindo ainda para que a Rede Europeia de Monitorização da Vaca-Loura esteja a par do estado de conservação desta espécie na sua área de distribuição. Para além de incluir os cidadãos comuns no desenvolvimento da ciência, este projeto conta com uma forte componetecomponente de educação ambiental que visa sensibilizar as comunidades para “a importância da madeira morta nos ecossistemas florestais, da biodiversidade associada a estes habitats e de como todos juntos podemos ajudar a conservar estes ecossistemas
http://www.vacaloura.pt/publicacoes/
|
Intervenção especializada e humanizada ao nível da qualidade de vida das pessoas com demência, respondendo à ausência, neste território, de soluções direcionadas para o diagnóstico e intervenção, específicos para esta doença.
Ausência de respostas sociais para pessoas com demência
|
Despovoamento/Atração de população
|
Ponto de encontro entre projetos nas Aldeias de Montanha que precisam de apoio (financeiro, bens ou serviços) e cidadãos, empresas ou instituições interessadas em apoiar a sua concretização.
Promoçã/apoio à Inovação/Empreendedorismo social em territórios rurais
|
O projeto une o design, a inovação social, o burel, a produção local e muitas histórias de vida inspiradoras, com o propósitode dar voz, capacitar e empoderar as Queijeiras da Serra da Estrela
Identidade rural e empoderamento feminino
|
|
Clube do Livro Feminista -
Consciencialização para questões relativas à igualdade de género, feministas, ambientais, etc.
|
Serviços para facilitar o dia-a-dia dos idosos e das suas famílias, reunindo um conjunto de serviços de apoio variado que se adapta às suas necessidades.
|
Criação de ferramentas coletivas de promoção turística como ajudará a promover o envelhecimento ativo, a participação coletiva e cívica, e a valorização dos recursos endógenos, assentando em 3 pilares fundamentais: • o desenvolvimento de um programa de capacitação de guias comunitários (atividade 1 – embaixadores d’aldeia); • a definição e gestão dos percursos de promoção turística através de dinâmicas de participação ativa da comunidade (atividade 2 - trilhos inclusivos); • a inclusão digital como forma de comunicação e marketing turístico inclusivo (atividades 3 - maceira digital).
Despovoamento/Dinamização Económica/Identidade e património rural
|
Hostel EntryFik é uma moderna Unidade de Alojamento Local, localizada em meio rural, que surge da reconversão do edifício da antiga escola primária de Maceira, no concelho de Fornos de Algodres, que outrora também funcionou como Centro de Dia da Associação de Promoção Social, Recreativa, Desportiva e Humanitária de Maceira.
Despovoamento/Dinamização Económica/Identidade e património rural/Sustentabilidade de ação social
|
O projeto (S)Em Retaguarda assume-se como uma iniciativa de caráter social e inovador e rege-se pela abordagem da Humanitude, que concerne na promoção do bem-estar nos cuidados.
Tem como principais objetivos: atender às necessidades dos Cuidadores Informais (CI) e da sua família, planificando e concretizando ações interventivas que promovam a autonomia e melhorem a condição de saúde da pessoa cuidada; promover o relacionamento interpessoal no contexto familiar e com as redes de apoio externas; permitir a diminuição da sobrecarga física e mental; criar estruturas de apoio social e psicológico e avaliar o impacto das intervenções dinamizadas na qualidade de vida e bem-estar.
Apoio a cuidadores infomais em territórios rurais
|
Negócio social de turismo inclusivo, social e de natureza integrado nas respostas sociais já dadas pela instituição. É um projeto que desejamos sustentável, na qual os serviços e a condução de atividades são feitos pelas pessoas com deficiência.
Despovoamento/Dinamização Económica/Identidade e património rural/Sustentabilidade de ação social/Inclusão
|
bring together the skill sets of our community to help shape an equitable future where all of us can thrive as part of the Earth’s ecology. The Regenerative Futures programme brings people and ideas together to show how this could look, act and feel, through building awareness and capability and demonstrating in practice.
|